Conheça Sapiranga, a Cidade das Rosas

Natureza, atividades ao ar livre, crescimento econômico e qualidade de vida, são características que definem a cidade de Sapiranga.

A área em que atualmente se encontra o município, passou por uma série de transformações, até ser o que é hoje, em especial com a chegada dos alemães, em 1824.

Essa imigração foi responsável pela colonização da região e pela implantação da cultura dos europeus, que receberam lotes de terras locais e dedicaram-se à agricultura, culinária e ao artesanato.

História

Apenas em 1850, Sapiranga começou a ser povoada e, aproximadamente 24 anos depois, o ambiente passaria por uma guerra civil que ficaria conhecida como a Batalha dos Mucker, em um conflito entre as tropas e uma comunidade religiosa.

Em 1890, ela deixou de ser parte do 4º Distrito de São Leopoldo para ser sede do 5º distrito. Nove anos depois, foi iniciada a construção da Ferrovia Novo Hamburgo-Taquara, no que também seria conhecido como um marco para o avanço do local. Inclusive, foi nessa época que surgiu o nome do município, em homenagem à fruta araçá-pyranga.

Já no século XX, a região passou por um movimento emancipacionista, na busca pela independência política e econômica, no que gerou sua separação do município de São Leopoldo.

Atualmente, Sapiranga conta com quatro distritos e é uma das cidades que mais cresce no Vale dos Sinos, já ocupando o lugar de 11ª mais populosa da grande Porto Alegre, contabilizando 79.946 habitantes, em 2016.

Os detalhes de Sapiranga

Com uma área de 138.027 km² e um potencial de consumo de R$1,2 bilhão de reais, Sapiranga é responsável por US$ 164 milhões das exportações e possui uma alta capacidade de empregos, tanto formais quanto na área industrial, o que é um atrativo para futuros moradores.

Além disso, o município ainda fica perto de outros principais, estando a 30 minutos de carro de Novo Hamburgo e 1h12 minutos de Porto Alegre, o que facilita a movimentação pela região.

Pontos Turísticos

O carro chefe de Sapiranga é Festa das Rosas, um evento tradicional que acontece anualmente em novembro. No entanto, não é apenas disso que a cidade sobrevive turisticamente.

O Morro Ferrabraz, por exemplo, conta com a prática de voo livre e é o grande cartão postal do local. A Reserva Ecológica Picada Verão possui as belezas naturais da Mata Atlântica para serem apreciadas pelo público.

O Parque Municipal do Imigrante recebe os principais eventos da cidade, assim como o Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck recebe o melhor do teatro, da dança e da arte. Já o Museu Municipal Adolfo Evaldo Lindenmeyer abriga a história da cidade com antiguidades e doações feitas pelos próprios moradores.

Com uma natureza exuberante e repleta de histórias, Sapiranga é cheia de encantos. Com sua localização estratégica, torna-se um excelente ponto de partida, tanto para a capital quanto para a serra gaúcha, caracterizando-se como ótimo destino, seja para uma viagem de férias ou para residir.


Procurando um imóvel em Sapiranga e região? Vem que a gente te ajuda!